quinta-feira, 30 de julho de 2009

O VALOR DE UM CLIENTE

Eu ainda me surpreendo com o trabalho de atendimento aos clientes, principalmente quanto a interação, manutenção e o relacionamento.
Como qualquer consumidor também tenho meus desejos e minhas necessidades para serem atendidas. Dentro do meu rol de necessidades do dia-a-dia, adoro uma TV por assinatura, internet em casa para lazer. No trabalho, meus sentimentos mudam quanto a estes dois serviços, internet e tv por assinatura porque a sua utilização tem objetivos profissionais e de desempenho para minha profissão, por motivos diferentes utilizo a internet e a tv por assinatura para lazer e para trabalho. Pago (pagava) mensalmente para ter estes serviços em casa e no trabalho o equivalente a R$ 380,00 ( 150,00 por cada assinatura de tv e 40 por cada acesso a internet).
Se considerarmos esse valor no mês, acredito que seja insignificante para o faturamento da empresa mas se pensarmos que esta é uma prestação de serviços continuada sou um cliente anual que vale pelo menos 4.600,00. se projetarmos este valor para três anos (aproximadamente 14.000,00) para 05 anos um carro popular (aproximadamente 22.000,00) se ainda levarmos em conta que eu possa adquirir mais produtos como o provedor (que compro de outra empresa) e o telefone por IP - voIP.
Posso ser um cliente que valha talvez o dobro e o triplo.

Então vamos ao CASE: (se é que isso pode ser chamado de case).
Fiquei sem acesso a internet na empresa, imagina o drama, uma vez que é a ferramenta essencial do meu negócio. Preciso de um socorro imediato. Ligo para o famigerado call center. Depois de passar por toda a sabatina de informações cadastrais consigo registrar o pedido de assistência técnica. me pediram 04 horas úteis (como se minhas horas ofssem inuteis), bom resumo da ópera - após 04 dias sem internet, mais de 12 ordens de serviço abertas, consigo o técnico que em 05 minutos trocou a peça no prédio que estava com defeito.
Imagina minha felicidade. Utilizei apenas a arma que tenho Cancelei o serviço e subistitui a TV por assinatura por outra empresa, passei meus acessos da internet para a empresa que me presta serviço de provedor. Com certeza a empresa da minha esposa tambem vai trocar o serviço porque viu o que passei e não quer passar pelo mesmo constrangimento, meu sogro também achou um absurdo e vai trocar por solidariedade, meu irmão ... meu pai.... minha irmã.... e assim por diante....
Para a TV cidade e Net eu sou um cliente de 150,00 (Serviço que ela não achou importante resolver no tempo e na hora pedida), mas para mim acho que eu valho mais!

PS.: Claro que para cancelar foi um parto - 25 minutos no telefone para conseguir que alguem me levasse á serio e me deletasse do cadastro de clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário