terça-feira, 17 de março de 2009

ESTORINHA DO NÓ GORDIO

Esta estorinha recebi por e mail de uma amiga, Maria Lúcia. Achei muito pertinente para os dias atuais. Reproduzo a estorinha na integra como recebi:
"Você já ouviu falar do nó górdio?
É uma lenda do século VIII a.C. cuja mensagem é mais atual do que nunca.
Vou copiar livremente a história aqui a partir da Wikipedia:

Dizia a lenda que o rei da Frígia morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o próximo rei chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um caponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer de seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus, e a amarrou com um nó a uma coluna, nó este impossível de desatar.
Górdio reinou por muito tempo, e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém morreu sem deixar herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor.
Quinhentos anos se passaram sem ninguém conseguir desatar o nó, até que Alexandre, o Grande, ao passar pela Frígia ouviu a lenda e, intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois.
Alexandre, o Grande, resolveu de forma simples, concisa e eficaz um problema que já perdurava por quinhentos anos. Simplesmente observando a questão por outro prisma. Agora pense: quantos nós górdios você possui na sua empresa? Não está na hora de cortá-los? "
PS.: realmente se olharmos por este prisma, muitas vezes deixamos de fazer o que é preciso fazer, da forma mais rápida e mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário