quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ouvir todos colaboradores! Segredo do Sucesso para qualquer empresa!


Vou contar uma estorinha empresarial verídica que aconteceu aqui no Brasil em uma fábrica multinacional de higiene e limpeza a alguns anos. Não sei precisar exatamente quando foi mas seguramente antes da implantação do código de defesa do consumidor.

Esta fábrica estava passando um problema em sua produção, específicamente no setor de embalagem. Eventualmente acontecia uma falha neste setor, a embalagem vazia de pasta de dente, as vezes não recebia o tubo com o produto. Esta caixa vazia era embalada e distribuida para o mercado, invarialvemente causando descontentamento junto aos clientes que compravam uma pasta de dente e levavam para casa só a caixa. Pensando nisto, dois engenheiros trabalharam durante três meses para desenvolver um equipamento que funcionasse acoplado a esteira por onde passavam as caixas finalizadas com o produto. Após três meses de estudo e um investimento de 08 milhões de reais foi criado um braço mecanico com uma balança de precisão acoplada a esteira por onde passava o produto unitário final antes de serem embalados nas caixas de transporte. Quando um produto com peso inferior passava pela balança, o braço mecânico era acionado e retirava imediatamente a embalagem sem produto. Os funcionários foram treinados para utilizar este equipamento complexo e ultrasensível. Três meses depois os engenheiros fizeram uma medição para ver os resultados, sucesso absoluto, nenhum produto havia passado vazio, não havia reclamações, uma maravilha. Então a diretoria desceu para cumprimentar os funcionários que operavam o monstrengo tecnológico. Uma Surpresa Geral! a tal máquina estava desligada a dois meses! O Diretor Presidente Indaga: - Mas como? o problema desapareceu com a máquina desligada! Impossível!

Neste momento o funcionário responsável se apresentou e assumiu a culta dizendo: - Presidente, a culpa é minha, a operação desta nova máquina é muito complicada para aquilo que ela faz, tirar caixinhas vazias misturadas as caixinhas completas, resolvemos fazer uma vaquinha de 80,00 por nossa conta, comprar um ventilador e colocá-lo voltado para a esteira. assim quando uma caixinha vazia passa, o vento produzido pelo ventilador empurra a embalagem sem o tubo de pasta de dente para fora da esteira ficando na esteira apenas os produtos corretos!
Silencio total na alta diretoria! Eles não sabiam se ficavam felizes com a solução singela do problema ou P. da vida por não terem ouvido seus colaboradores antes de qualquer ação ser implementada.

PS.:Se tivesse ouvido primeiro os colaboradores que estão diretamente ligados ao processo produtivo essa indústria economizaria de cara R$ 7.999.920,00 - Um troco respeitável - Como diria o pessoal do Zorratotal - CHAPA ESSA MANGA!
estoria bancaninha né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário