domingo, 1 de fevereiro de 2009

Reposicionamento da Pepsi

Escrevi em um post sobre a nova campanha da PEPSI, muito inteligenente, moderna, com atitudes possíveis em nosso cotidiano. Trocando idéia sobre a campanha com alguns amigos, um deles, o Guto Ferrer, diretor de criação de mão cheia, atualmente dono da quilombo propaganda, me chamou a atenção sobre o reposicionamento da marca da Pepsi, então, me dei conta que mais do que uma campanha diferente e moderna, ela é a ponta de um iceberg. Fui a luta e pude comprovar que é o re-branding mais caro da história. A Diretoria Mundial da marca anunciou no final de outubro que investirá algo perto de 1,2 bilhões nos próximos três anos revitalizando a marca, embalagens, e a sua forma de comunicação com seus consumidores.
Os primeiros aspectos desta gigantesca mudança já começaram a aparecer. Ficou a cargo da Arnell Group, da Holding Omnicom, uma das cinco maiores holdings de comunicação do planeta.

Mudança da logo:

A logo passa a ter sua faixa branca deslocada mais para o lado e mais aberta para sugerir um sorriso, cada tipo de refrigerante (tradicional, diet e max) terá um aspecto diferente do sorriso.





Mudança da embalagem - Apresentação da marca na latinha tradicional.


Mudança da apresentação da linha em cada produto, tradicional, diet, max. O que me chamou a atenção é a liberdade de apresentação da marca em cada aspecto de seus produtos. A marca comporta-se diferentemente em cada uma das aplicações, inclusive com mudança de cor. Essa flexibilidade de aplicação da marca mostra uma marca dinâmica que muda e se adapta aos desejos dos seus consumidores.

A flexibilização de marcas não é uma novidade, quem costuma acessar o google, sabe que disto. mas com certeza não deixa de ser uma inovação e uma ousadia de uma marca mundial de consumo de massa.
PS.: Não dá para falar de Pepsi sem falar de Jonh Sculley - revolucionário CEO da marca no final da década de 70 início da década de 80. Estrategista de marketing que revolucionou o mercado de refrigerantes nos EUA acirrando a disputa com a Coca-Cola, genuíno criador da "Cola wars" com o PEPSI Challenger. Recomendo a leitura de Odísséia - Da Pepsi a Apple, uma viagem através da aventura. Livro que sempre revisito.

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