terça-feira, 12 de maio de 2009

13 de maio - Abolição da escravatura

Para lembrar esta data escolhi um video do Mestre Pastinha, criador da capoeira angola - a mãe da capoeira regional criada por mestre bimba. Neste video o mestre, com muita simplicidade e sabedoria conta um pouco da sua vida. mesmo quem não curte muito capoeira, vale a pena assistir. Uma lição de vida. Abaixo coloquei a letra de uma ladaínha - musica cantada na roda de capoeira angola - que tem tudo haver com a data. e como diz a letra de outra música: Salve, Salve, Salve a Princesa Isabel e o mundo inteiro, com a pena e o papel livrou o negro do cativeiro. IÊ!


às vezes me chamam de negro,
Pensando que vão me humilhar
Mas o que eles não sabem
é que só me fazem lembrar,
Que eu venho daquela raça,
que lutou pra se libertar,
Que criou o Maculêlê,
E acredita no camdomblé,
E que tem um sorriso no rosto,
A ginga no corpo,
E o samba no pé
Que fez surgir de uma dança,
Luta aqui, pode matar
Capoeira arma poderosa,
Luta de libertação,
Brancos e negros na roda,
se abraçam como irmãos...
Perguntei ao camará, o que é meu?
O que é meu irmão?
ôô meu irmão do coração
O que é meu irmão?
Ô Camará o que é meu....

Nenhum comentário:

Postar um comentário