domingo, 24 de maio de 2009

No mix de marketing só produto ruim não tem solução!

O marketing é estratégico em qualquer empresa que atua no mercado e está presente em toda a cadeia da empresa.O velho e bom 4P's do Marketing (price, place,product,promotion) que no português - Preço, Praça(distribuição), produto e promoção reflete isso com propriedade.Para todos os problemas que a empresa passa neste processo só não tem solução quando o problema está no produto, especificamente se o produto é ruim.O marketing consegue corrigir imperfeições no percurso que a empresa está seguindo. Agora para produto ruim só a criação e desenvolvimentode outro produto.A marca Dafra Motos lançou este ano um comercial com o Wagner Mourada que rodou intensamente no Brasil inteiro. A comunicação atingiu seu objetivo vendeu muito produto. Acontece que todo o produto consumido gera uma experiência positivo ou negativano no seu consumidor essa experiência é que determina a construção da marca, ou melho do relacionamento com a marca.Estamos na era da web 2.0 eo que era apenas uma via de mão única - comunicação goela a baixo do consumidor sem direito de resposta, passa por uma via de mão dupla onde o consumidor coloca todo o seu sentimento positivo ou negativo em relação ao produto consumido.Bem, isso aconteceu com a Dafra, abaixo um comercial produzido por "consumidores que tiveram uma experiência negativa com a marca".
PS1.:a última parte do texto está entre aspas porque ninguém é ingênuo a ponto de acreditar que isso foi motivado 100% expontâneo. Não cabe a mim dizer se a marca Dafra coloca no mercado bons ou maus produtos, mas com certeza deve estar incomodando o share de muitas marcas tradicionais. Lembra-se da BScolways Pneus?
PS2.: O texto deste vídeo abaixo é impróprio para menores de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário