domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães - O coração da discórdia

Dia das mães é dia de homenagens, de almoço em restaurante, de café na cama para a mamãe. São comemorações tão previsiveis como veicular anúncios institucionais de homenagens. Neste domingo não foi diferente, é só abrir o jornal para constatar.
lendo um dos meus 06 jornais matinais, OPA! Me deparei com dois anúncios que utilizaram a mesma foto para sua conceituação. Exatamente o coração acima! Essa e uma foto de banco de imagens que qualquer pessoa pode comprar baratinho. É um risco que o anunciante que não gosta de GASTAR com produção, que não gosta de PAGAR agência de propaganda corre. Agora o que mais me intrigou foi que o coração está aplicado exatamente no mesmo fundo, ou seja, a foto comprada já tinha sido manipulada e aplicada num fundo e foi reutilizada para dois anunciantes concorrentes. (assim que tiver escaneado os dois anuncios coloco para vocês conferirem) mas quem quiser ver hoje ainda -Saiu na tribuna de minas, no caderno 02, anuncio do colégio Degraus e do colégio stella matutina.
Minhas perguntas: Quem comprou a foto? Quem tem o direito autoral de uso não exclusivo? quem aplicou o fundo? quem criou os anúncios e vendeu para seus anunciantes? De qual banco de imagens pessoal foi retirada essa foto?
GENTE, UTILIZAÇÃO DE BANCO DE IMAGENS: USEM COM MODERAÇÃO. É UM RECURSO BOM MAS CORRE-SE O RISCO.
AGORA, USO INDEVIDO DE IMAGEM, FERE A LEI DE DIREITOS AUTORAIS E SE FOR LEVADO A SÉRIO DÁ UM PREJUÍZO IMENSO PARA QUEM PRATICA. É IMORAL E PEGA MAL PARA QUEM FAZ.
PS.: 1 - A contratação de agência neste caso não garante que isto não irá acontecer, mas a agência tem a preocupação pelo menos de trabalhar a foto para que ela não fique corta e cola e tem toda a preocupação quanto ferir os direitos autorais de alguém.
2 - Qual foi o ganho que as marcas tiveram com este episódio, será que é assim que eles cuidam da educação dos seus alunos, no corta e cola?

Um comentário:

  1. Mais um caso...Isso não é de hoje Armando...
    A coisa é cíclica
    Já vi "logomarcas" iguais para dois restaurantes com nomes diferentes, jogaram um clipart(argh) lá ao lado dos nomes...

    Na hora, só ri... depois o dono viu que fez mau negócio... ah se eu tivesse chegado primeiro, rs

    Copia e cola é uma cultura que existe, e infelizmente cresce... É o sistema engolindo a rotina(?)

    Quase não escrevemos a mão...

    Tem gente que só consegue trabalhar com google
    é dependente... Não produz... NÃO CRIA!

    Outros "empresários" preferem economizar e fazer com o sobrinho da vizinha da tia que "mexe" com computador e garante que "faz", ou com uma "agência" que cobra baratim do que pagar justamente um profissional com experiência.

    Falta estrada pra muita gente.., na nova rotina tecnológica e internet, muita coisa aconteceu aos trancos e barrancos, e ainda acontece, prova disso é esse post.

    Mais um mico "proficional"

    Feliz dia a todas as mães!

    Henrique Behr

    ResponderExcluir