segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pré Teste de Campanha e de lançamento de produto - muito cuidado nesta hora.

Antes de lançar um produto, ou uma campanha publicitária, nada melhor do que fazer um grupo de foco para obter as informações sobre o produto ou a campanha antes que vá para a rua. Mas é muito importante medir e saber relativizar as decisões dos consumidores dentro destes grupos de foco. Se tomar ao pé da letra tudo o que eles dizem no momento do grupo de foco, você pode estar desistindo de um produto que será revolucionário, de uma campanha que será altamente impactante, ou até apostar em uma campanha achando que ela será um sucesso porque foi o que o grupo de foco sinalizou, etc.
Em um grupo de foco que acompanhei uma vez sobre jeans, o jeans tradicional foi detonado pelo grupo diante de todas as opções oferecidas de lavagens diferenciadas em cima das calças jeans que estavamos avaliando. No final do trabalho ficou definido um determinado tipo de lavagem e de tonalidade do jeans que seria lançado pela marca. Bom, como prêmio, todos os participantes ganharam um vale calça para retirarem em uma das lojas da rede. Conclusão mais da metade dos participantes preferiu retirar a calça jeans de estilo e tonalidades tadicional. Vai entender a cabeça do consumidor. Abaixo coloco um filme que ilustra isso: ima gina se o fogo antes de existir passasse por um pre teste de lançamento - o filme é da DraftFCB de Hamburgo, muito bom!

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