domingo, 18 de janeiro de 2009

estorinha sobre conhecimento

Certa vez uma grande empresário, dono de um conglomerado de empresas que utilizava as melhores e mais avançadas tecnologias de gerenciamento, lider do seu segmento de mercado, estava disputando um contrato multimilionário, pelo andar da carruagem, o contrato estava no papo. Estava tudo correndo bem, até que a sua central de dados de última geração de um "pau" e parou de funcionar, tudo travado, nem agenda de telefones funcionava, um caos. A equipe de manutenção da empresa foi imediatamente chamada, todo o staff debruçado no problema e nada, não se achava o defeito. O mega empresário preocupado com seu contrato multimilionário e com a possibilidade de perdê-lo por não conseguir apresentar a proposta técnica mandou chamar o maior especialista naquele tipo de equipamento ,não importava o preço.
Bom, em três horas angustiantes todo o staff da empresa ficou por conta de encontrar o tal especialista. Em fim, o "cara" foi achado. Mais três horas á espera pela chegada do salvador da pátria e pronto, o homem estava lá, calça jeans surrada, barba por fazer, camisa de malha branca, uma maleta 007. Cumprimentou a todos com simpatia e foi logo ao que interessava perguntando:
- onde está o equipamento com problema?
- O presidente da companhia, pessoalmente, respondeu:
- Venha comigo, eu mesmo encaminho você até o "cerebro" de nossa empresa.
Bom, o rapaz chegou, analisou o aparelho por no máximo 05 minutos, tirou de sua maleta uma chave de fenda, um alicate especial e um parafuso. mais 03 minutos se passaram, tempo suficiente para o profissional pegar um alicate, tirar da máquina o que parecia um parafuso quebrado, substituí-lo por outro novinho em folha e "BINGO", tudo voltou a funcionar.
O empresário, em um raro acesso de euforia, não se continha de tanta felicidade, agradeceu e fez a grande pergunta:
- Muito obrigado, você não sabe o quanto isso foi importante para mim e para a minha empresa. Vamos ao que interessa, qual será o valor deste serviço?
O rapaz, sem ficar vermelho disse, com uma tranquilidade franciscana:
- Um milhão de reais. Na segunda peço para meu financeiro emitir a nota.
O que era felicidade para o empresário tornou-se uma raiva súbita e uma sensação de estar sendo roubado por uma aproveitador e sem pensar disse:
Um milhão por um parafuso? Você só pode estar brincando? Exijo que me envie na segunda a nota com a discriminação do serviço detalhada, sem isso não faço o pagamento.
Na segunda como prometido chega a nota na mesa do empresário com a seguinte descrição:

Parafuso - R$ 0,50 (cinquenta centavos)
Saber qual parafuso substituir - R$ 999.999,50 (novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove reais e cinquenta centavos)

Sem argumento, o empresário resignado mandou o financeiro fazer o cheque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário